sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Atividade Desenvolvida



ATIVIDADE I : JOGO DAS CORES

  • Material: Folhas de papel, lapis preto e de cor e caixa de papael para colocar as perguntas.
  • O professor coloca numa caixa várias perguntas cujas respostas deverão ser dadas pelos alunos através de uma cor. Exemplo: Qual é a cor do amor? E da alegria, da felicidade, da paz , da sabedoria,da pureza da satisfação da calma, da paciência? Justifique sua resposta.
  • O aluno escolherá um sentimento e escreverá seu nome na cor que,em sua opinião mais combina com o sentimento escolhido. Exemplo: Amor - Azul.
  • Com cada umas das letras do termo escolhido, o aluno escreverá outras palavras relacionadas pelo sentido: Amizade - Meiguice - Orgulho - Riso.
  • Ilustrar a palavra, fazendo um desenho com a cor escolhida. O professor poderá fixar os desenhos agrupados por cor no mural, formando assim um arco- íris.
  • Os desenhos poderão, também ser utilizados como ilustração de um livro de criação coletiva. Observação: Tendo em mãos estas sugestões o profesor pode trabalhar ortografioa de forma agradavél e satisfátoria para os alunos. Basta portanto, usar da criatividade e da vontade de ver seu aluno escrevendo correntamente.

ATIVIDADE II: MONTE E REMONTE

  • Escreva no quadro ou em folha chamex uma palavra que tenha o menor número de letras repetidas.
  • Estipular um tempo para duração da atividade e pedir aos alunos para lembrarem e escreverem o maior número de palavras possíveis com as letras dessa palavra, sem repeti-las nos mesmo termo encontrado. OBS: Esta atividade trabalha a rapidez, percepção visual, ortografia e vocabulário. Exemplo: Palavra Escolhida: PERNAMBUCO; Palavras Encontradas: perna-barco- compra-boca-nabo-banco-copa-ano-reco-rapé-rebu-comer-peru-perca-bem-não-rena-buraco-mar-muro-pano-pé- cor-pêra-rã-mãe-pena-uno-Nabuco-pau-cobra-Mané-Norma-Carmem.OBS: A professora escreverá no quadro as palavras formadas pelos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário